CONTACTOS

Praça de Londres, 1000-074 Lisboa
Tlf. 218437450

Igrejasjoaodeus@gmail.com
www.paroquiasaojoaodeus.pt

Família da Catequese

Подробнее на сайте: https://currenthouse.ruhttps://primohouse.ruhttps://sdelaisvoidom.ru https://daoconstruct.ruhttps://buildthehouse.ruhttps://houseconstruct.ru https://fullconstruct.ru https://samsdelairemont.ruhttps://inedvijimosti.ruhttps://econedvijimosti.ru https://dohomebuild.ruhttps://thehousebuilder.ruhttp://repair-yourself.ruhttps://buildbighouse.ruhttps://zedconstruct.ru

Amigos Catequistas,

stamos a iniciar mais um ano de Catequese, e este ano, com dois desafios lançados pelo nosso Sínodo Diocesano: «Fazer da Igreja uma rede de relações fraternas» (CSL, 38) e «Fazer da Palavra de Deus o lugar onde nasce a fé» (CSL, 38). Estes dois desafios da nossa Constituição Sinodal de Lisboa (8-12-2016), procurámos traduzi-los na programação da Catequese Paroquial de São João de Deus. A experiência da Fé como encontro com o Deus Vivo, Trindade de Amor, carece sempre de um enquadramento comunitário, onde a escuta da Palavra, a reflexão sobre os desafios do Espírito nos impelem a viver a audácia de um amor transformador em gestos concretos.

A nossa Assembleia de Responsáveis Paroquiais, em 28 de Setembro de 2017 passado, insistiu muito nesta dimensão: todos precisamos de todos. Fazer um caminho em conjunto sob a ação do Espírito Santo, a "sinodalidade"[1] tão pedida pelo Papa Francisco na Alegria do Evangelho, obriga-nos a estar mais unidos e em comunhão. A Catequese é incompleta se tudo se confina à sala de um grupo fechado sobre si. Neste sentido, vivermos em conjunto momentos de festa, de oração, de preparação conjunta de acontecimentos, é um primeiro exercício dessa sinodalidade. A Visita Pastoral à nossa Vigararia IV é um estímulo à partilha e ao encontro. Vamos empenhar-nos profundamente em caminhar juntos.

A programação que aqui é proposta ajudará a que todos possamos organizar as nossas vidas, e compreender a prioridade pastoral de estar presente nos momentos centrais da nossa vida comunitária. Use este calendário, transcreva-o para a sua agenda principal. Assim termos certeza de estar no mesmo caminho, e partilhar a mesma alegria. Também vamos procurar, logo no início de Outubro, reunir com os catequistas de cada ano de Catequese. Fixar com clareza os nossos objetivos ajudará a que o trabalho seja mais leve para todos. Por fim, o ritmo próprio de cada grupo, desde as festas que celebram etapas de crescimento na fé e na comunhão com a Igreja, às celebrações penitenciais do Advento e Quaresma até aos Retiros vão já com uma data fixada. A dimensão da nossa Catequese ultrapassa as 500 crianças e jovens, pelo que, nem sempre conseguimos colocar todas as atividades e conseguir que os ritmos familiares, escolares e profissionais sejam o mais conveniente para cada um. Mas se o desafio é caminhar em conjunto, Deus há de recompensar o esforço de não faltar com os seus dons para que valha a pena o sacrifício que cada um fará.

Há uma alteração muito significativa para as crianças e jovens, e suas famílias, que vêm para a Catequese e não têm o Sacramento do Batismo e a Primeira Eucaristia. Por disposição da Diocese, os catecúmenos passarão a integrar o grupo etário/escolar respetivo ao seu desenvolvimento humano, e a preparação para os Sacramentos da Iniciação Cristã, Batismo, Eucaristia e Crisma, será feita em 3 anos, com um ritmo de encontro específico para os catecúmenos em 2 encontros por Trimestre. O primeiro ano de catecumenato reunirá ao sábado de manhã, com almoço, e o 2º e 3º ano de catecumenato, do almoço até ao fim da tarde. Isto obriga que os catequistas dos anos estejam atentos aos catecúmenos que tenham no seu grupo, em articulação com a equipa do Catecumenato. Quer no acompanhamento personalizado da criança ou jovem neste processo, quer na motivação do grupo dos já batizados para acompanhar na oração e na presença amiga, as etapas de crescimento do seu colega.

O calendário preenche os meses de Set 2017 a Julho de 2018. Por baixo da data numérica do dia do mês, coloca-se em sigla quem está comprometido: um "3" significa que o 3º ano tem uma atividade nesse dia; um "T", que é para todos; EQC, é a Equipa Central que trabalha com o sr. Prior; "CAT", refere-se às atividades específicas para a dinâmica com os Catecúmenos nos 3 anos. Sob o dia da semana vem colocada "AL", a animação litúrgica confiada a cada grupo na Missa dominical da Família da Catequese Paroquial (10:30h), as Reuniões de Catequistas por ano de catequese, as reuniões de Pais, as confissões e atividades.

O ritmo da Palavra de Deus, também desafio integrante deste ano pastoral, será celebrado com uma exposição sobre a Palavra de Deus, por iniciativas bíblicas abertas à participação das família (ex. Bíblia manuscrita), por um desafio de leitura progressiva de partes do texto da Bíblia em cada grupo de Catequese, e pelas grelhas de objetivos que o Pe. Robson irá entregando nas reuniões com catequistas dos diferentes anos de Catequese. A leitura da Exortação Apostólica do Papa Bento XVI, A Palavra do Senhor (30-9-2010) tem muitas sugestões de como viver em permanente contato com a Palavra, como educar-nos para a escuta e para a resposta a Deus que nos fala, e como fazer do nosso anúncio, um eco vivo da revelação divina. Não deixe de reler esse sugestivo documento.

Pela Equipa Central da Catequese

São João de Deus, 29 de Set 2017

 

[1] Sínodo vem de duas palavra gregas: syn, em companhia de outro, e odós, caminho. É um caminhar com os outros pela ação do Espírito como no Cenáculo do Pentescostes (cf. At 2). Sinodalidade significa uma atitude, um critério, um método, uma forma de pensar e de agir em função do todo animado pelo Espírito, que é a Igreja.


"Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é Amor." 1 João 4;8