O Grupo reúne todas as Quintas-Feiras às 21H30 na Sala 8 e na Capela de Nossa Senhora Sala 4.

O QUE É O MOVIMENTO CURSILHOS CRISTANDADE

Os Cursilhos de Cristandade (o MCC) são um Movimento de Igreja que, mediante um método próprio, possibilitam a vivência e a convivência do fundamental cristão, ajudam a descobrir e a realizar a vocação pessoal e tornam possível a criação de núcleos de cristãos que vão fermentando de Evangelho os ambientes. (IF. 74)

O MCC não é algo, mas sim alguém; não é uma coisa, mas sim uma realidade organizada, viva e actuante; uma realidade humana, constituída pelo conjunto de homens e mulheres que, depois de terem feito o Cursilho de três dias, adoptaram a mentalidade e os princípios fundamentais e, seguindo um método próprio, se unem para se ajudarem a viver de um modo mais autêntico a vida cristã, realizando de uma nova maneira a sua relação com Deus, consigo mesmo, com os homens e com o mundo; e para se esforçarem por impregnar de Evangelho os seus ambientes, a fim de que outras pessoas respondam também à chamada de Deus. (IF. 88)

O MCC EM PORTUGAL

A 7 de Outubro de 1960 principiou, numa sala da Igreja de S. Pedro em Alcântara, de que era prior o Padre João Gonçalves, a Grande Aventura dos Cursilhos de Cristandade em Portugal.

50 anos mais tarde, numa cerimónia que marcou a efeméride foi restaurado e devolvido o painel cerâmico (em baixo) que comemora esta 1ª reunião, ao seu local original, a Igreja de S. Pedro em Alcântara.

Como era o desejo do Padre João Gonçalves, o primeiro Cursilho de Portugal teve lugar em Fátima, com início a 30 de Novembro de 1960, ficando para a história a afirmação do Bispo de Leiria, no Encerramento: "Obra que nasce em Fátima não morre...".