CONTACTOS

Praça de Londres, 1000-074 Lisboa
Tlf. 218437450

Igrejasjoaodeus@gmail.com
www.paroquiasaojoaodeus.pt

Подробнее на сайте: http://free-medicine.ruhttp://free-health.ruhttp://pilot-in2it.ruhttp://german-medicine.ru http://live-medicine.ruGo to top of page http://more-health.ru http://israeli-medicine.ruhttp://medicine-plus.ru http://firstmedicine.ruGo to top of pagehttp://grand-medicine.ru http://grand-business.ru http://rich-health.ruhttp://begin-travel.ruhttp://natural-treatment.ru http://mellmo.ru

Hoje dia 1 de Outubro o nosso querido Cardeal Patriarca de Lisboa - D. Manuel Clemente, fez-nos uma surpresa e veio celebrar a missa das 12:10h. 

Como disse no início da eucaristia, veio com o pretexto de se certificar pessoalmente das boas melhoras do nosso Prior Pe. Carlos Paes. O que muito alegrou e sensibilizou toda a comunidade.

Bem-haja Senhor Patriarca.

Realizou-se no passado dia 28 de Setembro pelas 21:30h a Assembleia de Responsáveis da Paróquia de São João De Deus, tendo sido representados cerca de 52 grupos e movimentos dos cerca de 62 que regularmente são presença na Paróquia.

A Assembleia teve como objetivo o lançamento das linhas orientadoras da ação para o ano 2017/18, foi presidida pelo Sr. Prior Cónego Carlos Paes, com a colaboração estreita do Vigário Paroquial e dos 3 Diáconos permanentes e teve como agenda:

 Oração inicial

 Apresentação da síntese do questionário enviado a todos os grupos pelo Diácono Rui Mesquita, que procurou sistematizar, em traços largos, a visão de cada um dos grupos/movimentos sobre algumas questões, tais como a dinâmica do grupo e a dinâmica da paróquia; o conhecimento da Constituição Sinodal de Lisboa; A perceção do conhecimento dos outros grupos; Os meios de informação da vida dos grupos, O desafio de ação conjunta a nível da Paróquia; O uso do texto bíblico como elemento central das reuniões; A criação de espaços de comunhão na Paróquia; A valorização da corresponsabilidade de todos a nível das grandes ¬opções; A questão de como integrar a Bíblia em cada encontro; As propostas de Ações de Formação na comunidade paroquial e o lançamento de sugestões para a Assembleia de Responsáveis.

 O comentário às grandes linhas do programa de 2017-2018 apresentado pelo Prior Carlos Paes, refletindo à luz do Sínodo sobre os caminhos que a Igreja é hoje chamada a percorrer, verificando como as dinâmicas da sociedade atual se manifestam e fazem sentir no seu seio e a necessidade de chegar a todos.

 Trabalho de grupos por sectores orientado pelo Diácono Dias Antunes, onde os representantes dos diferentes grupos e movimentos foram divididos e 4 grupos distintos, tendo cada grupo se debruçado sobre uma questão concreta: “Como experimentamos a força evangelizadora da Palavra na nossa, comunidade, em concreto?”, “Em que medida a nossa Liturgia celebrada e a vivência espiritual do nosso grupo / movimento, nesta comunidade de São João de Deus em concreto, é escuta e resposta à Palavra de Deus que nos chama?”, “Que desafio sentimos na nossa comunidade para que as nossas respostas solidárias sejam um encontro com a comunidade cristã e um momento de interpelação com a Palavra de Deus?” e “Como é que a escuta, estudo e oração a partir da Palavra de Deus e da Fé cristã nos abre caminhos para ser Igreja e alimentar a nossa missão nesta comunidade de São João de Deus?”

 As pistas levantadas pelos 4 grupos a cada uma das questões deram origem a um plenário dos Grupos coordenado pelo Diácono João Carmona e de onde surgiram equipas de representantes para reunir com a equipa pastoral.

 Por último, foram apresentados pelo Cónego Carlos Paes os Desafios para o Ano Pastoral e para a Visita Pastoral a realizar entre 28 de Novembro e 3 de Dezembro.

Terminou-se a Assembleia de Responsáveis com uma Oração Mariana e pedimos a bênção da Santíssima Trindade, fonte de todo Amor e Ação no mundo.

Movimento eclesial celebrou 40 anos de presença no país com encontro em Fátima

 

O cardeal-patriarca de Lisboa participou no encontro comemorativo dos 40 anos do Renovamento Carismático Católico (RCC) em Portugal, que decorreu em Fátima, e deixou desafios ao movimento eclesial no “serviço à Igreja e ao mundo”.

“Quem vive do Espírito serve os irmãos. Coincide desse modo com o próprio serviço de Deus, que sempre cria e recria espiritualmente as coisas”, disse D. Manuel Clemente, presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), no discurso que proferiu aos participantes no evento, que decorreu entre sábado e domingo.

O cardeal-patriarca sublinhou que os cristãos e os membros do RCC em particular devem ser “os primeiros” no acolhimento interpessoal, “os primeiros na verdadeira escuta do outro, os primeiros na integração ou recuperação de quem quer que seja”.

O 40.º aniversário da presença do RCC em Portugal celebrou-se com o tema ‘Cada um recebe o dom de manifestar o Espírito Santo para utilidade de todos’.

D. Joaquim Mendes, bispo auxiliar de Lisboa e presidente da Comissão Episcopal do Laicado e Família (CELF), refletiu sobre o tema ‘RCC - que lugar na vida da Igreja de hoje?’.

Ralph Martin, presidente dos ‘Ministérios do Renovamento’ (organização sem fins lucrativos dedicada à renovação e evangelização católicas) e diretor fundador do International Catholic Charismatic Renewal Office, sedeado em Roma, fez duas intervenções: ‘A primeira experiência de Efusão – Um Novo Pentecostes na Igreja’ e ‘Novo Pentecostes ? O arrependimento e a oração, caminhos de Santidade para uma missão frutuosa na Igreja’.

A intervenção de D. Manuel Clemente, divulgada pelo Patriarcado de Lisboa, teve como título ‘A CEP e o RCC: o que vêm e esperam os bispos portugueses’.

O presidente da CEP sublinhou a importância da “fidelidade do RCC à Palavra de Deus”, da “disponibilidade para o serviço”, o exemplo de vida, o diálogo inter-religioso e a promoção da unidade.

“Onde houver um membro do Renovamento Carismático Católico tem de evidenciar-se sempre e mais o anúncio forte e criativo do Evangelho da paz, da reconciliação e da vida. Esse mesmo que esperam os pobres de tantas e tão variadas pobrezas, começando pelas mais básicas e sem descurar as mais profundas”, sustentou.

O RCC nasceu há 50 anos, durante um retiro de estudantes da Universidade Duquesne de Pittsburgh (Pensilvânia, EUA) e está presente em mais de 200 países, incluindo Portugal, com mais de 120 milhões de membros.

OC

No passado dia 15 de Agosto além de ter sido o dia, em que em comunidade, celebramos a Assunção da Virgem Santa Maria, foi também um dia de festa porque o nosso Prior celebrou o seu quinquagésimo quinto aniversário de ordenação sacerdotal.

Foram muitos os amigos e paroquianos que participaram na "sua" MISSA DE ACÇÃO DE GRAÇAS, no PORTO DE HONRA e no CONCERTO DE PIANO pela pianista Melina Rebelo.

A Paróquia só pode dar Graças a Deus pela sua presença, o seu trabalho, a sua sabedoria pastoral e também os seus conselhos que sempre nos direcionam para o caminho certo.

Um grande bem-haja Senhor Prior Pe. Carlos Paes!...

"Não fostes vós que Me escolheste, mas fui Eu que vos escolhi, para que vá e produza fruto, e que o vosso fruto permaneça" (João 15,16)


"Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é Amor." 1 João 4;8