Realizou-se no passado dia 28 de Setembro pelas 21:30h a Assembleia de Responsáveis da Paróquia de São João De Deus, tendo sido representados cerca de 52 grupos e movimentos dos cerca de 62 que regularmente são presença na Paróquia.

A Assembleia teve como objetivo o lançamento das linhas orientadoras da ação para o ano 2017/18, foi presidida pelo Sr. Prior Cónego Carlos Paes, com a colaboração estreita do Vigário Paroquial e dos 3 Diáconos permanentes e teve como agenda:

Oração inicial

Apresentação da síntese do questionário enviado a todos os grupos pelo Diácono Rui Mesquita, que procurou sistematizar, em traços largos, a visão de cada um dos grupos/movimentos sobre algumas questões, tais como a dinâmica do grupo e a dinâmica da paróquia; o conhecimento da Constituição Sinodal de Lisboa; A perceção do conhecimento dos outros grupos; Os meios de informação da vida dos grupos, O desafio de ação conjunta a nível da Paróquia; O uso do texto bíblico como elemento central das reuniões; A criação de espaços de comunhão na Paróquia; A valorização da corresponsabilidade de todos a nível das grandes ¬opções; A questão de como integrar a Bíblia em cada encontro; As propostas de Ações de Formação na comunidade paroquial e o lançamento de sugestões para a Assembleia de Responsáveis.

O comentário às grandes linhas do programa de 2017-2018 apresentado pelo Prior Carlos Paes, refletindo à luz do Sínodo sobre os caminhos que a Igreja é hoje chamada a percorrer, verificando como as dinâmicas da sociedade atual se manifestam e fazem sentir no seu seio e a necessidade de chegar a todos.

Trabalho de grupos por sectores orientado pelo Diácono Dias Antunes, onde os representantes dos diferentes grupos e movimentos foram divididos e 4 grupos distintos, tendo cada grupo se debruçado sobre uma questão concreta: “Como experimentamos a força evangelizadora da Palavra na nossa, comunidade, em concreto?”, “Em que medida a nossa Liturgia celebrada e a vivência espiritual do nosso grupo / movimento, nesta comunidade de São João de Deus em concreto, é escuta e resposta à Palavra de Deus que nos chama?”, “Que desafio sentimos na nossa comunidade para que as nossas respostas solidárias sejam um encontro com a comunidade cristã e um momento de interpelação com a Palavra de Deus?” e “Como é que a escuta, estudo e oração a partir da Palavra de Deus e da Fé cristã nos abre caminhos para ser Igreja e alimentar a nossa missão nesta comunidade de São João de Deus?”

As pistas levantadas pelos 4 grupos a cada uma das questões deram origem a um plenário dos Grupos coordenado pelo Diácono João Carmona e de onde surgiram equipas de representantes para reunir com a equipa pastoral.

Por último, foram apresentados pelo Cónego Carlos Paes os Desafios para o Ano Pastoral e para a Visita Pastoral a realizar entre 28 de Novembro e 3 de Dezembro.

Terminou-se a Assembleia de Responsáveis com uma Oração Mariana e pedimos a bênção da Santíssima Trindade, fonte de todo Amor e Ação no mundo.