O QUE É A PASTORAL DA SAÚDE
A Pastoral da Saúde é entendida como sendo “a acção de todo o Povo de Deus, comprometido em promover, cuidar, defender e celebrar a vida, tornando presente na sociedade de hoje a missão salvadora de Cristo no mundo da saúde”.
OBJECTIVO DA PASTORAL DA SAÚDE
É objectivo geral da Pastoral da Saúde promover, educar, prevenir, cuidar, recuperar, defender e celebrar a vida saudável e plena dos elementos da comunidade. Evangelizar o mundo da saúde, com opção preferencial pelos pobres e doentes, participando da construção de uma sociedade justa e solidária ao serviço da vida.
DIMENSÕES ABRANGIDAS
A acção da pastoral da saúde abrange basicamente quatro dimensões fundamentais, interdependentes e complementares:
Dimensão comunitária: agir no sentido da promoção, educação para a saúde e prevenção da doença;
Dimensão solidária: vivência e presença samaritana junto dos que sofrem, nas instituições de saúde, na família e comunidade, consubstanciando-se muitas vezes em “socorro imediato” e visa atender a pessoa integralmente, nas dimensões física, psicológica, social e espiritual;
Dimensão político-institucional: consciencializar dos direitos e deveres do sistema de Saúde e necessidade de actuar incentivando mudanças e transformações estruturais e institucionais. Zelar para que haja reflexão bioética, formação ética e uma política de saúde sadia;
Dimensão Espiritual: experiência espiritual nas dimensões intrapessoal, interpessoal e transpessoal.
HISTÓRIA DA PASTORAL DA SAÚDE NA IGREJA DE SÃO JOÃO DE DEUS
O Núcleo da Pastoral da Saúde de São João de Deus foi formado em 1985, quando um grupo de paroquianos, alguns no activo e outros aposentados, voluntariamente se reuniram para começar uma missão.
A missão era proporcionar acompanhamento espiritual /religioso, informação e promover a saúde, para apoiar aqueles com problemas crónicos de saúde, e para incentivar estilos de vida saudáveis entre os paroquianos, preferencialmente os mais carenciados.
Esta missão, ao longo dos anos, tem vindo a ser consubstanciada essencialmente em visitas de acompanhamento espiritual e acompanhamento religioso (a pedido da pessoa doente ou em fase terminal), acompanhamento a algumas saídas (idas ao médico, realização de exames, um simples passeio pela rua), acompanhamento a consultas médicas de várias especialidades, aconselhamento jurídico e celebração da eucaristia com unção dos doentes, sentindo-se neste momento a necessidade de alicerçar e expandir o que até agora tem vindo a ser feito.
Todo o trabalho tem sido desde sempre desenvolvido por voluntários, no entanto, para que a Pastoral da Saúde continue a desempenhar a sua missão, são necessários cada vez mais voluntários capazes e disponíveis para acompanhar os doentes, para lhe anunciarem o Amor de Deus.
PROPOSTAS DE ACTUAÇÃO
1) NÚCLEO DE PROMOÇÃO PARA A SAÚDE
A promoção da saúde assenta em dois pilares: um diz respeito aos nossos comportamentos e o outro, às circunstâncias em que vivemos. Ambos possuem um grande impacto na vida e na saúde.
A promoção da saúde pretende oferecer uma visão holística, ou seja, olhar para as pessoas como um todo, de uma forma abrangente, pois ser saudável é muito mais do que a inexistência de doença. A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como “o bem-estar físico, mental e social, mais do que a mera ausência de doença…”. O Núcleo de Promoção para a Saúde tem como objectivos específicos, informar e sensibilizar os indivíduos para diversas questões ligadas com a promoção da saúde de hábitos de vida saudável.
Estratégias:
1.1. CAMPANHAS DE SENSIBILIZAÇÃO, PREVENÇÃO E INFORMAÇÃO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO PARA A SAÚDE
1.2. CLUBE CAMINHADAS SOLIDÁRIAS
1.3. CONFERÊNCIAS DE SENSIBILIZAÇÃO E ESCLARECIMENTO DE TEMÁTICAS ACTUAIS
2) NÚCLEO DE ACOMPANHAMENTO PASTORAL, ESPIRITUAL E RELIGIOSO
O Núcleo de Acompanhamento Pastoral, Espiritual e Religiosos tem como objectivos específicos: Organizar um grupo de visitadores; Formar voluntários para que possam acompanhar as pessoas que solicitem acompanhamento espiritual; Unir bilateralmente a Pastoral Social e a Pastoral da Saúde com o intuito de sinalizar e intervir junto dos que necessitam.
Estratégias:
2.1. FORMAÇÃO DE VOLUNTÁRIOS
2.2. GRUPO DE VISITADORES
2.3. CELEBRAÇÃO DA FÉ E ORAÇÃO
3) NÚCLEO DE ACONSELHAMENTO E ATENDIMENTO SÓCIO CARITATIVO
Recurso social integrado para a promoção da saúde e ao seu acesso igualitário pelos mais carenciados, com base no voluntariado e na responsabilidade social – comunidade em acção.
Na prossecução do objectivo primordial da Pastoral da Saúde “Evangelizar com renovado espírito missionário o mundo da saúde, à luz da opção preferencial pelos pobres e enfermos, participando da construção de uma sociedade justa e solidária ao serviço da vida”, pretende-se a estruturação de um núcleo de aconselhamento e atendimento sócio-caritativo, que disponibilize aos (comprovadamente) mais carenciados, uma estrutura de atendimento médico, psicológico, social, de enfermagem, jurídicos ou outros que se manifestem necessários, a custos reduzidos, mas não gratuitos, pois pretende-se um co-responsabilização dos “utentes”.
Estratégias:
3.1. CONSULTAS MÉDICAS DE VÁRIAS ESPECIALIDADES, NOMEADAMENTE DE CLINICA GERAL E FAMILIAR, PSIQUIATRIA, ALERGOLOGIA, ENTRE OUTRAS
3.2. CONSULTA DE PSICOLOGIA CLINICA E DA SAÚDE
3.3. CONSULTA DE NUTRIÇÃO
3.4. SERVIÇO DE ENFERMAGEM
3.5. SERVIÇO DE FISIOTERAPIA
3.6. ACONSELHAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL
3.7. ACONSELHAMENTO JURÍDICO
3.8. PROTOCOLOS - Estabelecer com a comunidade local protocolos para atendimento gratuito de casos de maior necessidade e não abrangidos directamente pelo núcleo, tais como, dentista e cabeleireiro, entre outros que possam ser solicitados.