É uma dimensão pastoral transversal a todas as outras acções pastorais paroquiais.

Desenvolve-se a partir da Mensagem do Santo Padre para o Dia Mundial de Oração pelas Vocações, que é distribuída, comentada nas Missas e aprofundada por grupos nas suas reuniões.

Tem especial atenção às vocações já em processo de formação para a vida religiosa, para o ministério sacerdotal, para a vida missionária.

Recolhe o testemunho presencial quer dos seminaristas, quer das postulantes ou noviças, quer dos irmãos de S. João de Deus.

Dá a conhecer outras formas de especial consagração, como os institutos seculares, as novas comunidades e outras.

A nossa paróquia tem neste momento 3 seminaristas: Francisco Alves em Penafirme, Lourenço Lino e David Ribeiro nos Olivais. Rezemos por eles!